Redes Sociais

  • Rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações,
    conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e
    objetivos comuns. Uma das fundamentais características na definição das redes é
    a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não
    hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma
    outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte
    de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."

Netiqueta na rede

  • Quando estamos numa rede social, devemos ter cuidado com a linguagem

  • Evite inundar a sua rede
         com posts a todo o instante. Por vezes demasiada informação tem o mesmo
         efeito que nenhuma informação. Evite o "oversharing", ou seja, o excesso
         de pensamentos, pontos de vista, acções e factos irrelevantes do seu
         dia-a-dia. O excessivo débito de conteúdos sem qualquer critério, pode
         tornar-se aborrecido.

  • Respeite o status dos chats
         de conversação. Se alguém está indisponível é porque, por algum motivo,
         não pode falar.

  • Evite comentários
         preconceituosos e/ou agressivos. Lembre-se que um pequeno comentário
         poderá ter um impacto muito grande em quem o lê. Além disso fica escrito e
         visível por tempo indeterminado. Descontextualizado poderá dar uma imagem
         errada de si.

  • Evite publicações de
         conteúdos inapropriados, como imagens ou vídeos de tortura, abusos,
         violência ou pornografia. Se tem dúvidas que possa causar constrangimento
         ou chocar alguém, então não publique.

  • Não escreva mensagens em letra
         maiúscula. Vai dar a entender que está a gritar ou num registo agressivo.

  • Tente utilizar uma
         linguagem agradável e evite os erros ortográficos. A forma como transmite
         a mensagem pode superar em atenção o conteúdo da mesma.

  • Evite o envio constante
         de jogos e aplicativos. Receber as atualizações automáticas sobre os seus
         jogos ou passatempos, já será mais do que suficiente para os seus
         familiares e amigos.

  • Evite fazer divulgações
         identificando pessoas nas fotos ou comentários. Pode não ser agradável
         alguém ter uma foto agregada ao seu perfil que não queira partilhar. Muito
         menos se começar a receber notificações por cada comentário colocado.

  • Peça permissão antes de adicionar
         alguém a um grupo. É importante certificar-se que essa ação não causa
         constrangimentos. Pertencer a um grupo pode ser uma coisa simples e
         inocente, mas também poderá associar a algum ideal social ou politico, por
         exemplo.

  • Evite tomar o lugar da
         imprensa. Lembre-se que todos podemos ser amigos ou fãs dos meios de
         comunicação e das celebridades. Reproduzir notícias de jornais ou revistas
         a toda a hora ou "retweetar" o que uma celebridade faz a cada minuto pode
         ser desinteressante e cansativo.

Conclusão

    Naturalmente haverá
    muitas mais, mas nem todas consensuais, afinal também assim é no "mundo real".

    Cada vez passamos mais
    tempo junto das redes sociais e, no fundo, a ideia base será também aqui,
    gerirmos emoções e comportamentos, ajustando-nos aquilo que é aceitável dentro
    do contexto online.



    Se no mundo real existem regras de conduta e bom senso que se aplicam à vida em
    sociedade, também no contexto online das redes sociais poderá identificar
    algumas delas, que naturalmente deverão ser seguidas e respeitadas.

    É assim importante que,
    enquanto utilizador das redes sociais, tenha presente algumas dessas regras
    de etiqueta "sociais"
    .





Regras e riscos

As regras que devemos ter em
conta quanto à utilização das redes sociais passam essencialmente pelo cuidado
que temos quando partilhamos dados/informações pessoais, publicamos fotografias
e aceitamos pedidos de amizade. Estas regras não se aplicam só às redes
sociais, como também à utilização da Internet ou aplicações que nela existem.

Regras essenciais:

1.   
Torna
o teu perfil privado (quando possível)

2.   
Não
divulgues dados pessoais (morada, número de telemóvel, escola, etc.)

3.   
Quando
fores de férias divulga, apenas depois de teres ido, que te ausentas-te

4.   
Tem
cuidado com as fotos que publicas e, se fores adulto(a), evita enviar
fotos/vídeos dos seus filhos

5.   
Verifique a(s) página(s) do(s) seu(s) filhos(s), bem como os
seu(s) amigos e fotos que publicam

6.   
Não aceitar pedidos de amizade de desconhecidos e ter cuidado
com os links que recebes em mensagens

7.   
Toma prevenções quando entras em determinados grupos

8.   
Tem cuidado com desconhecidos e com tudo o que se encontra na
net

9.   
 Leva as regras acima
apresentadas a sério e divulga-as


Potencial das redes sociais



  • As redes sociais operaram em
    diferentes níveis, como por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook), redes
    profissionais (Linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou
    cidades), redes políticas, entre outras. Permitindo, assim, analisar a forma
    como as organizações desenvolvem a sua atividade, como as pessoas alcançam os
    seus objetivos ou medir o capital social, ou seja, o valor que
    os indivíduos obtêm da rede social. Embora um dos princípios das redes sociais
    seja a sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental
    entre as pessoas dá-se através da identidade. "Os limites das redes não são
    limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico,
    mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é
    permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações."
  • As redes sociais tem adquirido
    importância crescente na sociedade moderna. Um ponto em comum dentro dos diversos
    tipos de rede social é a partilha de informações, conhecimentos, interesses e a
    busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais
    reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, num contexto de maior
    participação democrática e mobilização social.
  • Com as diversas redes sociais os compradores/negociantes
    estão em constante contato com as marcas. Este facto resulta da revolução
    tecnológica que, com tablets e smartphones, coloca o mundo nas mãos do
    consumidor e sendo uma consequência notável a revolução ao nível do marketing e
    da forma como as empresas comunicam aos compradores. Devido a este fenómeno as
    marcas, nas mais diversas áreas dos negócios, estão a aperceber-se de que as
    técnicas de marketing tradicionais estão a tornar-se cada vez menos eficazes, pois
    a medição do impacto não é imediata.
  • As marcas já não conseguem
    controlar nem a sua comunicação nem o que se diz sobre elas nas redes sociais.
    O consumidor/comprador assumiu o controlo de tudo e participa em todo o
    processo de comunicação, chegando mesmo ao ponto das marcas terem que
    apresentar conteúdos relevantes, pertinentes e adequados aos desejos e
    necessidades dos mesmos. Este fenómeno está diretamente ligado a um conceito
    emergente no marketing e comunicação: "earned media".