Redes Sociais
- Rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações,
conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e
objetivos comuns. Uma das fundamentais características na definição das redes é
a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não
hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma
outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte
de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."
Netiqueta na rede
- Quando estamos numa rede social, devemos ter cuidado com a linguagem
- Evite inundar a sua rede
com posts a todo o instante. Por vezes demasiada informação tem o mesmo
efeito que nenhuma informação. Evite o "oversharing", ou seja, o excesso
de pensamentos, pontos de vista, acções e factos irrelevantes do seu
dia-a-dia. O excessivo débito de conteúdos sem qualquer critério, pode
tornar-se aborrecido.
- Respeite o status dos chats
de conversação. Se alguém está indisponível é porque, por algum motivo,
não pode falar.
- Evite comentários
preconceituosos e/ou agressivos. Lembre-se que um pequeno comentário
poderá ter um impacto muito grande em quem o lê. Além disso fica escrito e
visível por tempo indeterminado. Descontextualizado poderá dar uma imagem
errada de si.
- Evite publicações de
conteúdos inapropriados, como imagens ou vídeos de tortura, abusos,
violência ou pornografia. Se tem dúvidas que possa causar constrangimento
ou chocar alguém, então não publique.
- Não escreva mensagens em letra
maiúscula. Vai dar a entender que está a gritar ou num registo agressivo. - Tente utilizar uma
linguagem agradável e evite os erros ortográficos. A forma como transmite
a mensagem pode superar em atenção o conteúdo da mesma.
- Evite o envio constante
de jogos e aplicativos. Receber as atualizações automáticas sobre os seus
jogos ou passatempos, já será mais do que suficiente para os seus
familiares e amigos.
- Evite fazer divulgações
identificando pessoas nas fotos ou comentários. Pode não ser agradável
alguém ter uma foto agregada ao seu perfil que não queira partilhar. Muito
menos se começar a receber notificações por cada comentário colocado.
- Peça permissão antes de adicionar
alguém a um grupo. É importante certificar-se que essa ação não causa
constrangimentos. Pertencer a um grupo pode ser uma coisa simples e
inocente, mas também poderá associar a algum ideal social ou politico, por
exemplo.
- Evite tomar o lugar da
imprensa. Lembre-se que todos podemos ser amigos ou fãs dos meios de
comunicação e das celebridades. Reproduzir notícias de jornais ou revistas
a toda a hora ou "retweetar" o que uma celebridade faz a cada minuto pode
ser desinteressante e cansativo.
Conclusão
Naturalmente haverá
muitas mais, mas nem todas consensuais, afinal também assim é no "mundo real".
Cada vez passamos mais
tempo junto das redes sociais e, no fundo, a ideia base será também aqui,
gerirmos emoções e comportamentos, ajustando-nos aquilo que é aceitável dentro
do contexto online.
Se no mundo real existem regras de conduta e bom senso que se aplicam à vida em
sociedade, também no contexto online das redes sociais poderá identificar
algumas delas, que naturalmente deverão ser seguidas e respeitadas.
É assim importante que,
enquanto utilizador das redes sociais, tenha presente algumas dessas regras
de etiqueta "sociais".
Regras e riscos
As regras que devemos ter em
conta quanto à utilização das redes sociais passam essencialmente pelo cuidado
que temos quando partilhamos dados/informações pessoais, publicamos fotografias
e aceitamos pedidos de amizade. Estas regras não se aplicam só às redes
sociais, como também à utilização da Internet ou aplicações que nela existem.
Regras essenciais:
1.
Torna
o teu perfil privado (quando possível)
2.
Não
divulgues dados pessoais (morada, número de telemóvel, escola, etc.)
3.
Quando
fores de férias divulga, apenas depois de teres ido, que te ausentas-te
4.
Tem
cuidado com as fotos que publicas e, se fores adulto(a), evita enviar
fotos/vídeos dos seus filhos
5.
Verifique a(s) página(s) do(s) seu(s) filhos(s), bem como os
seu(s) amigos e fotos que publicam
6.
Não aceitar pedidos de amizade de desconhecidos e ter cuidado
com os links que recebes em mensagens
7.
Toma prevenções quando entras em determinados grupos
8.
Tem cuidado com desconhecidos e com tudo o que se encontra na
net
9.
Leva as regras acima
apresentadas a sério e divulga-as
Potencial das redes sociais
- As redes sociais operaram em
diferentes níveis, como por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook), redes
profissionais (Linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou
cidades), redes políticas, entre outras. Permitindo, assim, analisar a forma
como as organizações desenvolvem a sua atividade, como as pessoas alcançam os
seus objetivos ou medir o capital social, ou seja, o valor que
os indivíduos obtêm da rede social. Embora um dos princípios das redes sociais
seja a sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental
entre as pessoas dá-se através da identidade. "Os limites das redes não são
limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico,
mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é
permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações." - As redes sociais tem adquirido
importância crescente na sociedade moderna. Um ponto em comum dentro dos diversos
tipos de rede social é a partilha de informações, conhecimentos, interesses e a
busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais
reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, num contexto de maior
participação democrática e mobilização social. - Com as diversas redes sociais os compradores/negociantes
estão em constante contato com as marcas. Este facto resulta da revolução
tecnológica que, com tablets e smartphones, coloca o mundo nas mãos do
consumidor e sendo uma consequência notável a revolução ao nível do marketing e
da forma como as empresas comunicam aos compradores. Devido a este fenómeno as
marcas, nas mais diversas áreas dos negócios, estão a aperceber-se de que as
técnicas de marketing tradicionais estão a tornar-se cada vez menos eficazes, pois
a medição do impacto não é imediata. - As marcas já não conseguem
controlar nem a sua comunicação nem o que se diz sobre elas nas redes sociais.
O consumidor/comprador assumiu o controlo de tudo e participa em todo o
processo de comunicação, chegando mesmo ao ponto das marcas terem que
apresentar conteúdos relevantes, pertinentes e adequados aos desejos e
necessidades dos mesmos. Este fenómeno está diretamente ligado a um conceito
emergente no marketing e comunicação: "earned media".