Ambientes colaborativos na Rede
Conceito:
- Software colaborativo (ou groupware) é um software que apoia o trabalho em grupo, coletivamente. Skip Ellis definiu como um "sistema baseado em computador que auxilia grupos de pessoas envolvidas em tarefas comuns (ou objetivos) e que provê interface para um ambiente compartilhado".
- Sistemas de softwares como e-mail (assíncrono), agenda corporativa, bate-papo (chat) e wiki pertencem a esta categoria. Foi sugerido que a lei de Metcalfe: "o valor de um sistema de comunicação cresce na razão do quadrado do número de usuários do sistema", se aplica a tais softwares. Assim como a lei de Linus: "dados olhos suficientes, todos os erros são triviais", que é muito utilizada no contexto de software livre e open source.
Exemplos de plataformas de aprendizagem
Udemy.com é também uma ferramenta de ensino à distância, mais recente, que nos permite criar cursos na web com a possibilidade de adicionar apresentações, vídeos e blogs. Os utilizadores podem inscrever-se recebendo o material correspondente, permitindo participar de forma ativa e, inclusive, divulgar o conteúdo nas redes sociais.
Uma das funções mais interessantes que a plataforma nos oferece é a possibilidade de emitir vídeo ao vivo, mostrando aos alunos e professor em tempo real dentro de um painel de comunicação muito intuitivo.
RCampus é um Sistema de Gestão da Educação abrangente online e gratuito que aposta num ambiente de aprendizagem colaborativa.
No RCampus, é possível fazer todos os trabalhos relacionados com a escola, nomeadamente a construção de sites pessoais e de grupo e a implementação de cursos, ePortfolios, comunidades académicas, etc. O RCampus fornece todas as ferramentas que se esperam num ambiente online, nomeadamente a publicação de trabalhos, fóruns de discussão, vídeos, imagens, links, recolha as tarefas e avaliação.
Peer 2 Peer Universidade (P2PU) é uma comunidade online de pessoas que compartilham os seus conhecimentos através de cursos de nível-universitário. Especialistas oferecem o seu tempo e recursos para criar e disponibilizar os cursos nas suas áreas de especialização. Os cursos e os seus materiais associados são livres. No entanto, as matrículas em cada curso são limitadas a fim de proporcionar um ambiente facilitador que permita uma interacção significativa.
Diferentes tipos de utilização de uma plataforma de apoio ao ensino e aprendizagem
Sistemas colaborativos de gerenciamento de conteúdo - Ferramentas para publicação automatizada com a participação de diversas pessoas e grupos na elaboração do conteúdo.
. Sistemas colaborativos de gestão do conhecimento - Ferramentas
de armazenamento, indexação, avaliação e distribuição de conhecimento tácito e explicito.
. Real Time Collaboration Tools (RTC) (áudio/vídeo/data conferencing) - Ferramentas
de colaboração síncronas que usam áudio, vídeo e dados.
. Virtual Team Tools (DPM, virtual team and process-oriented tools) - Ferramentas
para grupos de trabalho. Dividem-se em três classes:
-
Gestão distribuído de projetos.
-
Local de trabalho virtual
-
Processos e workflow
. CRM Colaborativo (customer resource management) (CRM) - Ferramentas para auxilio a processos de venda e atendimento a clientes.
. Portais e Comunidades On-line - Ferramentas
para comunidades virtuais para troca de informações e ideias.
. Ferramentas e infra-estrutura para colaboração Wireless - Ferramentas
para mensagens em dispositivos wireless. Normalmente integram-se
com as demais soluções de colaboração.
Funcionalidades de um Sistema Colaborativo
Um Sistema Colaborativo deve ser composto basicamente pelos seguintes componentes: Agenda, Repositório de Documentos, Áudio e Vídeo Conferência, Reuniões Virtuais, Suporte à Decisão, Fóruns de Discussão, Bate papo, Correio Eletrônico, Co-autoria de Documentos, Fluxo de trabalho (Workflow) e Geradores de Formulários. É importante frisar que um Sistema Colaborativo pode ser formado por todos esses itens ou por partes deles, a escolha destes dependerá da necessidade da organização.
Etiqueta nas plataformas
- Respeite o status dos chats
de conversação. Se alguém está indisponível é porque, por algum motivo,
não pode falar.
- Evite comentários
preconceituosos e/ou agressivos. Lembre-se que um pequeno comentário
poderá ter um impacto muito grande em quem o lê. Além disso fica escrito e
visível por tempo indeterminado. Descontextualizado poderá dar uma imagem
errada de si.
- Não escreva mensagens em letra
maiúscula. Vai dar a entender que está a gritar ou num registo agressivo.
- Tente utilizar uma
linguagem agradável e evite os erros ortográficos. A forma como transmite
a mensagem pode superar em atenção o conteúdo da mesma.
Regras de segurança
- Não clique em todos os links sugeridos.
Cuidado ao clicar em links sugeridos até mesmo por amigos.As pessoas criam perfis falsos e aproveitam-se para mandar vírus que podem danificar os seus arquivos e computador, ou até mesmo roubar senhas e apoderarem-se do seu perfil, ou contas bancárias.
- Não acredite em tudo o que lê.
- Tenha cuidado nas conferencias com quem está a falar