Ambientes colaborativos na Rede

Conceito:

  • Software colaborativo (ou groupware) é um software que apoia o trabalho em grupo, coletivamente. Skip Ellis definiu como um "sistema baseado em computador que auxilia grupos de pessoas envolvidas em tarefas comuns (ou objetivos) e que provê interface para um ambiente compartilhado".
  • Sistemas de softwares como e-mail (assíncrono), agenda corporativa, bate-papo (chat) e wiki pertencem a esta categoria. Foi sugerido que a lei de Metcalfe: "o valor de um sistema de comunicação cresce na razão do quadrado do número de usuários do sistema", se aplica a tais softwares. Assim como a lei de Linus: "dados olhos suficientes, todos os erros são triviais", que é muito utilizada no contexto de software livre e open source.



Exemplos de plataformas de aprendizagem

Udemy.com é também uma ferramenta de ensino à distância, mais recente, que nos permite criar cursos na web com a possibilidade de adicionar apresentações, vídeos e blogs. Os utilizadores podem inscrever-se recebendo o material correspondente, permitindo participar de forma ativa e, inclusive, divulgar o conteúdo nas redes sociais.

Uma das funções mais interessantes que a plataforma nos oferece é a possibilidade de emitir vídeo ao vivo, mostrando aos alunos e professor em tempo real dentro de um painel de comunicação muito intuitivo.


RCampus é um Sistema de Gestão da Educação abrangente online e gratuito que aposta num ambiente de aprendizagem colaborativa.
No RCampus, é possível fazer todos os trabalhos relacionados com a escola, nomeadamente a construção de sites pessoais e de grupo e a implementação de cursos, ePortfolios, comunidades académicas, etc. O RCampus fornece todas as ferramentas que se esperam num ambiente online, nomeadamente a publicação de trabalhos, fóruns de discussão, vídeos, imagens, links, recolha as tarefas e avaliação.


Peer 2 Peer Universidade (P2PU) é uma comunidade online de pessoas que compartilham os seus conhecimentos através de cursos de nível-universitário. Especialistas oferecem o seu tempo e recursos para criar e disponibilizar os cursos nas suas áreas de especialização. Os cursos e os seus materiais associados são livres. No entanto, as matrículas em cada curso são limitadas a fim de proporcionar um ambiente facilitador que permita uma interacção significativa.
 

Diferentes tipos de utilização de uma plataforma de apoio ao ensino e aprendizagem 

Sistemas colaborativos de gerenciamento de  conteúdo - Ferramentas para publicação automatizada com a  participação de diversas pessoas e grupos na elaboração do conteúdo.

. Sistemas colaborativos de gestão do  conhecimento - Ferramentas
                de armazenamento, indexação, avaliação  e distribuição de conhecimento tácito e explicito.

. Real Time Collaboration Tools (RTC)  (áudio/vídeo/data conferencing) - Ferramentas
                  de colaboração  síncronas que usam áudio, vídeo e dados.

. Virtual Team Tools (DPM, virtual team and  process-oriented tools) - Ferramentas
                  para grupos de trabalho. Dividem-se em três classes:

-
Gestão distribuído de projetos.
-
Local de trabalho virtual
-
Processos e workflow

. CRM Colaborativo (customer resource management)  (CRM) - Ferramentas para auxilio a processos de venda e atendimento a clientes.

. Portais e Comunidades On-line - Ferramentas
                para  comunidades virtuais para troca de informações e ideias.

. Ferramentas e infra-estrutura para colaboração  Wireless - Ferramentas
                para mensagens em dispositivos wireless. Normalmente  integram-se
                com as demais soluções de colaboração.

Funcionalidades de um Sistema Colaborativo

 Um  Sistema Colaborativo deve ser composto basicamente pelos seguintes componentes: Agenda, Repositório de Documentos, Áudio e Vídeo Conferência, Reuniões Virtuais, Suporte à Decisão, Fóruns de Discussão, Bate papo, Correio Eletrônico, Co-autoria de Documentos, Fluxo  de trabalho (Workflow) e Geradores de Formulários. É importante  frisar que um Sistema Colaborativo pode ser formado por todos esses itens ou  por partes deles, a escolha destes dependerá da necessidade da organização. 

Etiqueta nas plataformas

  • Respeite o status dos chats
         de conversação. Se alguém está indisponível é porque, por algum motivo,
         não pode falar.

  • Evite comentários
         preconceituosos e/ou agressivos. Lembre-se que um pequeno comentário
         poderá ter um impacto muito grande em quem o lê. Além disso fica escrito e
         visível por tempo indeterminado. Descontextualizado poderá dar uma imagem
         errada de si.


  • Não escreva mensagens em letra
         maiúscula. Vai dar a entender que está a gritar ou num registo agressivo.


  • Tente utilizar uma
         linguagem agradável e evite os erros ortográficos. A forma como transmite
         a mensagem pode superar em atenção o conteúdo da mesma.



Regras de segurança

  • Não clique em todos os links sugeridos.

Cuidado ao clicar em links sugeridos até mesmo por amigos.As pessoas criam perfis falsos e  aproveitam-se para mandar vírus que podem danificar os seus arquivos e computador, ou até mesmo roubar senhas e apoderarem-se do seu perfil, ou contas bancárias.

  • Não acredite em tudo o que lê.
  • Tenha cuidado nas conferencias com quem está a falar